ESTAMOS ACOMPANHANDO ESSA BARBARIDADE COMO É O NOSSO DEVER

Vídeo da ação criminosa de policiais é enviado à perícia

Esse é o último passo que falta para o MPE concluir a denúncia contra os sete PMs que participaram da abordagem policial

Manaus, 12 de Abril de 2011

LÚCIO PINHEIRO

(Omitimos o vídeo)

O procurador de Justiça João Bosco Sá Valente enviou à perícia da Polícia Federal, no início da tarde desta segunda-feira (11), o vídeo capitado por uma câmera de vigilância particular que flagra um policial militar atirando à queima-roupa em um adolescente de 15 anos, durante uma abordagem policial na Zona Leste, em agosto de 2010. A vítima foi atingida por cinco tiros, mas sobreviveu.

De acordo com o procurador, a perícia do vídeo é o último passo que falta para o Ministério Público Estadual (MPE) concluir a denúncia contra os sete PMs que participaram da abordagem policial.

O episódio aconteceu em 2010, mas somente em março deste ano veio a público, por meio de matéria exibida pela TV A Crítica. Todos os militares envolvidos no caso estão presos.

Segundo João Bosco Sá Valente, além do vídeo, mais de 30 questões técnicas sobre as imagens e a câmera foram enviadas à perícia da PF. O procurador disse que não há prazo para receber o laudo da perícia sobre a autenticidade do vídeo, mas disse esperar que seja rápido.

O procurador informou que já tem opinião formada sobre o caso, e que, recebendo o laudo da perícia, em dois ou três dias, apresentará a denúncia. Para João Bosco Sá Valente, o crime praticado pelos PMs foi tentativa de homicídio qualificado.

“Observei no documento que fizessem no menor prazo possível. Quero crer que, em 10 dias, saia o resultado. A denúncia está quase pronta. Já tenho opinião formada sobre a conduta dos policiais. O laudo vai só legitimar o que as imagens mostram”, disse o procurador. Mesmo diante do vídeo, em depoimento no MPE, os PMs negaram participação no crime.

O MPE ainda tenta localizar e ouvir o mototaxista citado no Boletim de Ocorrência pelos PMs, informou o procurador. Segundos os militares, eles foram até o local da abordagem ao adolescente, depois de serem avisados pelo mototaxista de que homens armados tinham atirado contra ele, quando passava pela rua 50 da comunidade Mutirão, na Zona Leste.

“Mas se ele não for localizado, não impedirá a conclusão da denúncia”, adiantou João Bosco Sá Valente.

De acordo com o procurador, a empresa proprietária da câmera que filmou a ação dos policiais demorou enviar as imagens e outras informações ao MPE, por isso só ontem foi possível em encaminhar o material à perícia.

Saiba mais

Prazo
Questionado sobre o prazo para concluir a perícia do vídeo, o departamento de perícia da PF informou que não tinha autorização para prestar aquele tipo de informação à imprensa.

João Bosco Sá Valente disse que preferia não divulgar à reportagem os questionamentos feito à perícia para não correr o risco de influenciar no trabalho dos peritos.
Opinião DQ
O Brasil espera o quê sobre isso?
Difícil imaginar… Brasil, pobre país entregue às traças, já está produzindo malucos com perfil de atirador psicopata.
É engraçado como esses e outros nunca chegam para descarregar seu ódio lá no Congresso Nacional. Será que fica muito longe? Será que nessas horas eles “não são nem loucos”? O que será?
Será que os peritos (nos quais o Brasil confia e conta com suas “habilidades profissionais”), mesmo que seja somente para declarar os seus “sim” o farão decentemente? Terão coragem? – diferente disso será entregar diploma de “otário” para toda uma nação que chora e lamenta tamanha covardia.

Deixe um comentário